Aos quinze dias do mês de agosto de 1962, às 15 horas, as pessoas abaixo assinadas reuniram-se à Rua Da Alegria, n.º 84, na cidade de São Paulo, e conforme haviam ajustado antes, resolveram fundar um Centro Espírita que se denominará: CENTRO ESPÍRITA ISMAEL, com sede à Rua da Alegria, n.º 84 Fundos, nesta capital. Foram convidados os confrades Antônio Grillo Filho e Humberto Bury para servirem como presidente e secretário, respectivamente, dos trabalhos. O presidente da mesa convidou todos os presentes para eleger a diretoria que assumiria a responsabilidade pelo destino do Centro.
Após várias considerações, a Diretoria eleita foi a seguinte:
Presidente: Antônio Teixeira dos Santos
Vice-Presidente: Antônio Grillo Filho
1º Secretário: Homero Xavier Bury
2º Secretário: Humberto Bury
1º Tesoureiro: João Zilio Grillo
2º Tesoureiro: Antonia Vianello
Fiscal Geral: Ângelo Vianello
Essa Diretoria foi imediatamente empossada, passando o Presidente eleito, o irmão Antônio Teixeira dos Santos, a dirigir os trabalhos. O presidente pediu que o primeiro secretário lesse o Estatuto. Após a leitura, o Estatuto em questão foi debatido e aprovado por unanimidade. O presidente declarou também que o estatuto do Centro seria registrado. Nada mais havendo a tratar, lavrei a presente ata que vai assinada por mim, pelo Presidente e por todos os demais presentes.
Homero Xavier Bury — 1º secretário
Antônio Teixeira dos Santos — Presidente
Seguem-se as assinaturas de: Antônio Grillo Filho, João Zilio Grillo, Dirce Gonçalves, Henriqueta Bury, Angelo Vianello, Eugenia Vianello, Antonia Vianello Grillo, Angelina Grillo, Antônio Grillo (pai), Amalia Grillo, Antonieta Grillo, José Serafim Grillo e Humberto Bury.
Aos vinte e cinco dias do mês de novembro de 1962, às 15 horas, com a presença de toda a Diretoria e grande número de associados, realizou-se a reunião festiva comemorativa da inauguração oficial do Centro Espírita Ismael. Os trabalhos foram abertos pelo Presidente, Sr. Antonio Teixeira dos Santos que antes de proferir a prece de abertura, fez a apresentação da Diretoria a todos os presentes, esclarecendo sobre os motivos da reunião. Em prosseguimento, foi dada a palavra a diversos irmãos que falaram em nome das respectivas Sociedades representadas, proferindo palavras de estímulo e encorajamento. Entre os presentes, além de outros pudemos notar a presença dos representantes da Federação Espírita do Estado de São Paulo, da Assistência Social da Federação da Liga Espírita, do Centro Mensageiro Birajaura, do Núcleo Espírita Nova Era, da Legião da Boa Vontade e outros irmãos presentes, que em palavras inflamadas, concitaram-nos a seguir de forma positiva os ensinamentos de Jesus.
Destacamos ainda a colaboração brilhante das irmãs Nancy Pereira Jorge, Dona Irene e outras que colaboraram na parte artística da nossa reunião festiva, sendo todas elas muito aplaudidas pelos presentes. Outra passagem que nos encheu de alegria e felicidade, foi a poesia recebida e lida pelo irmão Antônio Francisco Rasga, da Federação Espírita do Estado de São Paulo, que tendo-a recebida de um irmão Maior em homenagem à nossa inauguração, recitou-a em nossa reunião a qual aqui transcrevemos:
MIRANDO O CÉU
Pensativo
estava Jesus
Cruzou no céu uma estrela Escreveu
Jesus nesta tela Edifiquei
a minha Igreja Vendo
agora lá embaixo Naquele
recanto da terra |
Vão
ensinar ao adulto É
uma casa pequenina Enviarei
a minha paz Queridos
filhos que tenho Neste
verso enviarei
Antonio Francisco Rasga |
Finalmente, por volta das 18 horas, o irmão Natalino D’Olivo, do Núcleo Espírita Nova Era, orador convidado, que realizou uma belíssima palestra em torno do Espiritismo na Época Atual, tendo sido muito cumprimentado pelo brilhantismo com que se expressou.
A seguir nada mais tendo a realizar-se o Sr. Presidente pediu ao irmão Nélson, da Federação, que fizesse a prece de encerramento e eu secretário lavrei a presente ata que assino com o presidente.
Homero Xavier Bury
Antônio Teixeira dos Santos.
Copyright © 2010: Centro Espírita Ismael
Av. Henri Janor, 141 São Paulo, Capital