O cientista político Harold Lasswell propõe um paradigma destinado a orientar o exame científico dos variados aspectos da comunicação de massa. Segundo Lasswell o estudo de cada uma dessas questões (conhecidas como os setes quês) implica modalidades específicas de análise do processo comunicacional.
Quem disse o quê a quem?
Em que canal?
Com que intenções, em que condições, com que efeitos?
1) Quem (fatores que iniciam e guiam o ato da comunicação).
2) Diz o quê – implica uma análise de conteúdo.
3) Em que canal (meios interpessoais ou de massa) – implica uma análise de meios.
4) A quem (pessoa atingida por esses meios) – implica uma análise de audiência.
5) Com que efeitos (impacto produzido pela mensagem sobre a audiência) – implica uma análise de efeito.
Podemos ainda acrescentar ao modelo original de Lasswell uma questão referente às causas, aos antecedentes ou intenções da mensagem (questão sugerida por O. Holsti), e outra referente às condições em que foi recebida.
BARBOSA, Gustavo e RABAÇA, Carlos Alberto. Dicionário de Comunicação. 2.ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2001 – 6ª Reimpressão.
Outubro/2009
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
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